quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Tecnologias Contemporâneas na Escola I
UNB-UAB

Sequência Didática

Introdução

A tecnologia vem se inserindo cada vez mais no nosso cotidiano, nos mais diversos segmentos e fazemos uso dela de forma educativa, cultural, política e artística. Nessa nova estrutura social as concepções de ensino e aprendizagem são colaborativas e contam com o apoio das novas mídias onde há espaço para a manifestação e veiculação de conteúdo de forma democrática.

Nesse contexto, um dos tipos de mídia que mais ganha destaque é referente à produção de vídeos por possuir um grande potencial educacional, além de ser uma atividade prazerosa e divertida. As páginas que permitem o acesso e a disponibilização de vídeos estão entre as mais acessadas na internet. A popularização dos equipamentos para gravação, bem como do acesso à internet e à softwares de edição gratuitos, faz com que o interesse dos jovens não se restrinja a serem apenas consumidores mas também produtores desse tipo de mídia.

Dessa forma, os alunos estarão sujeitos a produzirem vídeos sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula de uma forma diferente, trazendo novos olhares e percepções do assunto a ser trabalhado.

Objetivos

Esta seqüência didática tem por objetivo reunir câmeras digitais, telefones celulares e textos literários, através de releituras em vídeo. Nesse sentido, quando criam vídeos os alunos estão não apenas desenvolvendo habilidades de leitura, mas também de organização, negociação no grupo e busca de soluções para questões inesperadas. Além disso, há o uso das ferramentas tecnológicas para uma finalidade diferente daquela a que estão acostumados o que, por si só, já desperta para o fato de que é o uso que torna o material didático uma ferramenta, saber este que pode ser transposto para muitas outras atividades.

Conteúdos

·        O papel da mídia na contemporaneidade
·        A tecnologia aliada à escola
·        Princípios básicos da estrutura do roteiro
·        Edição de vídeo
·        Oficina de direção de fotografia
·        Oficina de direção de arte.

Desenvolvimento

          Primeiro ocorrerão às oficinas teóricas, estimulando a criatividade e conhecimento do aluno. Em seguida passarão para a parte pratica, onde desenvolveram tudo que aprenderão na parte teórica, experimentando novos ofícios. Por ultimo, a finalização da tarefa.

Metodologia

A abordagem de pesquisa-ação adotada evidenciou que a utilização do vídeo induz a novas formas de interação e interatividade frente à constituição do conhecimento. Logo, o objetivo de propor o uso do vídeo como recurso de aprendizagem no âmbito pedagógico propiciou inovações na prática dos discentes e docentes envolvidos no estudo.

A utilização da tecnologia na sala de aula tanto possibilita a inovação na prática de ensino e aprendizagem; como viabiliza a circulação de informações de forma atrativa. O uso dos recursos midiáticos, em especial o vídeo, inegavelmente, possibilita o despertar da criatividade à medida que, estimula a construção de aprendizados múltiplos, em consonância com a exploração da sensibilidade e das emoções dos alunos, além de contextualizar conteúdos variados.

Recursos

·        Celular
·        Computador para edição de vídeo
·        Filmadora
·        Iluminação
·        Rebatedor de luz

Duração

01/11/2014 – 12/11/2014 (Aula Teórica)
13/11/2014 – 20/11/2014 (Aula Prática)
22/11/2014 – 03/12/2014 (Gravação)
04/12/2014 – 12/12/2014 (Edição e Finalização)

Avaliação


A avaliação será realizada através de uma votação na escola do vídeo mais criativo e que conseguiu atingir o objetivo do assunto tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário